NOVIDADES

18/10/17

Escrita semelhante de gêmeas monozigóticas


Investigadores de várias ciências, inclusive das ciências gráficas, têm-se pronunciado sobre as semelhanças e as diferenças existentes nas expressões  dos gémeos, especialmente dos homozigóticos, quase confundíveis fisicamente.
As expressões gráficas, que traduzem múltiplos aspetos essenciais dos sujeitos escreventes, não poderiam apresentar resultados divergentes ou contraditores. Pelo que a grafologia reconhece, de facto, a existência de diferenças essenciais de uma escrita para outra.
Tais diferenciações não são, todavia, uniformes em todos os gémeos, podendo apresentar níveis diversos de similitude ou de divergência.
Estes dois curtos extratos pertencem a duas irmãs gémeas monozigóticas, com cerca de 40 anos de idade. Foram escritos em ambiente de boda de uma delas. Cada uma escreveu o respetivo texto, sem observar a escrita da outra. Ambas estavam muito animadas, como se se tratasse do casamento das duas.
As acentuadas semelhanças físicas das autoras, à vista de todos, e similares tendências psicológicas, reconhecidas pelas próprias, estão comprovadas por determinadas caraterísticas dos grafismos, nomeadamente, no que respeita a organização, a forma, a pressão, a velocidade, a ligação e a dimensão dos carateres.
De facto, observamos, nos extratos, diversos pormenores semelhantes, nomeadamente, no predomínio da zona média da escrita, na forma como iniciam os “mm” e respetivas arcadas, no movimento sinistrogiro do “N” maiúsculo, na verticalidade das hastes dos “tt” e no modo rasteiro como são cortadas pelas barras em golpe de sabre.

Em súmula, trata-se, portanto, de duas personalidades distintas, mas com um similar nível de energia vital e uma equivalente tendência para a extroversão, acompanhadas de uma grande intuição e de uma forte recetividade análogas.

Sem comentários: