26/01/15

EVOLUÇÃO GRAFOESCRITURAL


ESTA EXPRESSÃO FOI ESCRITA PELA MESMO MENINO, EM CINCO PERÍODOS DIFERENTES DA SUA APRENDIZAGEM. 

A PRIMEIRA FOI REALIZADA AOS 6 ANOS E MEIO DE IDADE, APÓS TER APRENDIDO TODAS AS LETRAS DO ALFABETO. A QUINTA FOI AOS 11 ANOS E MEIO.
A EVOLUÇÃO DO GRAFISMO NOS VÁRIOS PARÂMETROS É EVIDENTE. NA FASE INICIAL, EM QUE EVIDENCIA-SE A ESCASSA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E FALTA DE LIGAÇÃO DOS CARATERES.
A dimensão e a forma apresentam-se irregulares. A direção da linha é muito oscilante. Os espaços entre letras e entre palavras são desproporcionados. mAIS TARDE ESTAS DIFICULDADES SÃO SUPERADAS.
PORÉM, OS RITMOS  DA EVOLUÇÃO DA ESCRITA VARIAM MUITO DE UMAS CRIANÇAS PARA AS OUTRAS, ACOMPANHANDO AS DIFERENÇAS DO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO, PSÍQUICO E MOTOR. 
NOUTRAS CRIANÇAS ESTUDADAS OBSERVOU-SE  UMA AGILIDADE GRÁFICA MUITO SIGNIFICATIVA, SEM QUE OS CARATERES TENHAM PERDIDO A LEGIBILIDADE.
FAÇO AQUI REFERÊNCIA A ESTE CASO PORQUE É UM DOS QUE VEM SENDO ESTUDADO AO LONGO DE  VÁRIOS ANOS, UMA OU DUAS VEZES POR ANO.
HAVERIA MUITAS CONCLUSÕES A EXTRAIR, ESPECIALMENTE A NÍVEL PSICOLÓGICO, MAS  FICAM PARA  OUTRA OPORTUNIDADE. 

2 comentários:

Carla disse...

Qual a sua opinião sobre o alfabeto vimalla? É possível mudar a personalidade mudando a caligrafia? Como seria um exemplo de caligrafia de uma pessoa otimista, confiável e de bom caráter?

Cassi. Z disse...

Olá, gosto muito de seu blog!
Parabéns!