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Já J.H. MIchon, na descrição dos
diversos sinais gráficos, afirmava que a curva e o ângulo constituíam a
essência da escrita.
A escrita redonda retarda a progressão
do movimento e do ritmo para se concentrar no aspeto formal, ao passo que uma
escrita angulosa surge impulsionada para a frente.
Estas caraterísticas gráficas não
surgem de modo abstrato, mas são derivadas dos movimentos consecutivos de
extensão e de tensão, de abdução e adução, de um modo mais suave na escrita
arredondada e de uma maneira mais brusca na escrita angulosa.
A interação equilibrada destas
duas orientações do movimento grafoescritural (nem excessivamente redondo nem
demasiado anguloso) revela a harmonia do Ego do escrevente, representando uma
espécie de compromisso entre o instinto de defesa e de ataque, entre a
passividade e a atividade.
Escrita redonda (extraída de A. Vels)
Uma é comparável a um balão
flexível e envolvente, o outro pode comparar-se a um caça-bombardeiro rígido, combativo e repelente.
Uma provém de uma personalidade em que predomina a razão, outro, de um
indivíduo em que impera a emoção.
Escrita angulosa (extraída de A. Vels)
Cada grafismo é o resultado de
uma ação individual, apresentando múltiplas facetas representativas da
personalidade de cada sujeito. Portanto, a escrita não se resume a estas duas
caraterísticas, existindo outros numerosos fatores que reforçam ou reduzem o seu
sentido psicológico.
Do ponto de vista pericial, estes
formatos são bastante pertinentes, porque o escrevente que utiliza,
normalmente, uma escrita curva, apresentará sinais de hesitação ao fazer, com
rapidez e espontaneidade, uma escrita angulosa.
1 comentário:
Adoro as suas postagens. Muito obrigado.
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