NOVIDADES

26/11/13

Traços de arranque e de remate na escrita manual



O aparecimento destes apêndices iniciais e finais nas letras assume um importante papel na área da análise psicológica e pericial, porque não são ensinados na fase da aprendizagem do modelo da escrita, mas desenvolvem-se como criações individuais.

Os traços de arranque e de remate dão-nos, respetivamente, uma ideia da autoimagem do sujeito e do modo como ele reage perante o mundo exterior.

Eles ocupam um determinado espaço, em consonância com o impulso psicomotor, constituindo uma projeção do inconsciente. O seu significado varia consoante a zona onde surgem, sendo tanto mais relevantes quanto mais elevada for a sua desproporção em relação à restante escrita. Um traço amputado e outro demasiadamente grande terão um sentido oposto. Todavia, qualquer interpretação será feita de acordo com o contexto e com o ambiente da escrita.

A aceção psicológica varia também conforme a forma que os traços assumem. Se forem curvos, projetarão uma imagem de menor rigor do que se descreverem ângulos. De um escrevente de caráter dócil e agradável não são de esperar gestos angulosos, porque estes refletem maior agressividade.

Escrever uma palavra sem grandes prolongamentos iniciais e finais é como abordar uma questão de modo sucinto e sem rodeios, indo diretamente ao assunto. Enredar com traços desnecessários é perder tempo com factos acessórios.

Se a pressão exercida for débil ou firme, poderá indiciar sinais de fragilidade ou de fortaleza. Comparável a um sujeito que ao cumprimentar o amigo encosta delicadamente os dedos à sua mão ou àquele que o aperta tão intensamente que lhe comprime os dedos.

Os traços complicados e extravagantes poderão exprimir uma necessidade de enfatizar as qualidades que o escrevente possui ou mascarar as que se julga possuir. Será natural que as pessoas que possuem estas marcas se exprimam com boa fluência verbal e gostem de exibir os seus predicados.

1 comentário:

Unknown disse...

Adorei rsrsrsrsrs funciona msm ein!! Vou testar com o maridao rssr bjos