23/12/11

Grafologia e Logotipos

Um logotipo é como uma assinatura institucional, é uma forma de grafar uma marca.
O logotipo da Molaflex, por exemplo, contém a letra “m” minúscula manual engrandecida. Trata-se de autêntica mola na horizontal. Se a rodarmos 90º para a direita ou para a esquerda, transforma-se numa mola helicoidal.

É apenas a título de exemplo, sem qualquer intuito publicitário, que faço esta curta análise, com base numa fotografia que tirei a um estabelecimento junto ao Pavilhão Rosa Mota, no Porto.

Esta empresa preza-se por apresentar colchões com uma base firme e confortável que permita um “descanso reparador e revitalizante”.
Nesta análise pretende-se verificar até que ponto o logotipo adotado pela empresa reflete as caraterísticas que, supostamente, o produto deveria conter – flexibilidade, elasticidade e firmeza.  

Para conseguir este objetivo, nada melhor do que analisá-lo à luz dos principais parâmetros da grafologia: forma, dimensão, pressão, velocidade, direção, inclinação, continuidade e cor.

A forma da letra é arredonda, o que implica flexibilidade, suavidade, tranquilidade, boa adaptação ao meio, calor,  "necessidade de sonho"  e delicadeza. O predomino de ângulos ou de arcadas, pelo contrário, sugeriria rigidez, inflexibilidade, conflitualidade ou frieza

Quando à dimensão, a 1ª perna do “m” é mais maior que as outras duas, sugerindo auto-estima elevada, confiança e orgulho: fatores essenciais a qualquer marca comercial que se queira implantar no mercado.

A pressão é firme, sinal de energia, de autenticidade, de segurança em si mesmo, mas como se apresenta deslocada ou invertida pode ter uma conotação negativa, sendo sinónimo de insegurança ou de rebeldia.

A velocidade é lenta, porém, num contexto positivo, significa ordem e autocontrolo.

A direção surtiria mais efeito se a linha de base fosse horizontal ou ascendente; sendo ligeiramente descendente, pode implicar falta de energia e fadiga.

A inclinação pouco pronunciada para a direita é indício de acolhimento.

A continuidade apresenta-se sem fragmentações, partindo da zona inferior (do concreto) e terminando na zona superior (do ideal). 

A cor branca sugere perfeição e silêncio, contrasta com um fundo vermelho que exprime agressividade. A cor azul, apesar de ser uma cor fria, seria uma boa opção, porque está associada ao bem-estar e tranquilidade, caraterísticas que são também apanágio dos colchões Molaflex.

Conclui-se que, de modo geral, este logotipo, consciente ou inconscientemente, reflete a imagem que a empresa pretende fazer passar.

Sem comentários: