NOVIDADES

01/11/10

Perito calígrafo judicial


No dia 22 de outubro teve lugar na Universidade Autónoma de Barcelona, no edifício histórico da “Casa de Convalescència”, Aula Magna, o encerramento do ano lectivo de 2009/2010 dos cursos de Perito caligráfico judicial, peritagem grafopsicológica e criminalística, com entrega dos respectivos diplomas aos alunos finalistas, entre os quais se encontrava o autor deste texto.
Presidiram ao acto os directores dos cursos, professores Mariluz Puente e Francisco Viñals, ladeados pelos professores Josep Llobet Aguado, Jurista, Magistrado dos Tribunais da Catalunha, e Jesús R.Toledano, do Gabinete de Documentoscopia de Barcelona da Brigada Provincial de Policia Científica, do Corpo Nacional de Polícia.

Doris A. Gauthier, grafólogo forense, com mais de 30 anos de prática, foi o professor convidado.

Foram homenageados os professores Mira y López, Werner Wolff e Joseph Seiler, no ano em que se comemoram 75 anos da grafologia universitária em Barcelona.

Emílio Mira y López foi sociólogo, médico psiquiatra e psicólogo, reconhecendo que os estados mentais estavam relacionados com as mudanças musculares. Criou um teste de expressão gráfica que avalia as caraterísticas estruturais e reacionais de personalidade, Psicodiagóstico Miocinético (PMK).

Werner Wolff, psicólogo alemão, juntamente com Mira y López, teve um grande papel na implementação da grafología universitária em Espanha.

Joseph Seiler, que director do curso de grafologia da universidade de Friburgo, contribuiu para a difusão da grafología alemã nos países latinos e foi nomeado professor honorário do Instituto de Ciências do Grafismo da Universidade Autónoma de Barcelona.

Terminada a cerimónia, decorrida num ambiente informal e familiar, teve lugar um pequeno cocktail que proporcionou momentos de convívio entre alunos e professores.


 


Sem comentários: