NOVIDADES

30/03/10

Bullying e sinais de alarme

Rio Tua, onde Leandro se afogou
No dia 2 de Março, Leandro Filipes Neves, com 12 anos, aluno da Escola Luciano Cordeiro, Mirandela, Portugal, fugiu da escola, correu em direcção ao rio, despiu-se e lançou-se à água, para, alegadamente, pôr fim às agressões e ameaçadas que vinha sofrendo por parte de outros colegas. O seu corpo apareceu cadáver passados 23 dias, a cerca de 12 quilómetros, a jusante do rio Tua, depois de intensas buscas.
Já noutra ocasião, o Leandro também fugira da escola e fora ter com a mãe por lhe terem batido.
Este acontecimento trágico pôs os órgãos de comunicação social e o país inteiro a reflectir sobre a agressividade e a violência nas escolas, querendo já o Procuradoria-Geral da República definir o bullying como um crime no âmbito da violência escolar.
Mas, segundo o órgão de imprensa local “Terra Quente”, os inquéritos da Polícia e da Inspecção-Geral de Educação, que decorrem para esclarecimento das causas da morte do Leandro, apontam para agressões mútuas entre alunos, afastando o cenário de bullying.
Pela minha parte, diligenciei no sentido de obter escritos do Leandro para ver se a sua letra revela alguns sinais de alarme, mas ainda não consegui. Logo que os possua darei conta desse facto nesta página.
Pois, através da análise dalguns parâmetros, como sejam palavras isoladas, letras suspensas ou repassadas, escrita apertada e inclinada para trás, falta de elasticidade, soldagens ou colagens, linhas descendentes e assinatura cortada, talvez pudesse conseguir descortinar indícios de vulnerabilidade, de insegurança, de medo, de sofrimento e de depressão.
E, apoiado noutras especificações, como mudanças bruscas de pressão, terminação de traços em agulha, angulosidades, bucles e ovais triangulares, arpões, poderia indicar determinadas tendências para a violência ou sadismo por parte do agressor.
Porém, nunca deixando de considerar que se trata de crianças ou adolescentes e que o contexto positivo ou negativo, o nível do ritmo e a harmonia ou desarmonia do grafismo têm de ser previamente avaliados.

Sem comentários: