NOVIDADES

09/12/08

Direcção axial

Escrita hesitante de rapaz de 13,6 anos, do 8º ano
Este aspecto da escrita foi desenvolvido por
Girolamo Moretti e é continuado pelos seus discípulos, nomeadamente, Pacifico Cristofanelli, em que me baseei. Por não se enquadrar no género “direcção” da escola francesa, é aqui apresentado separadamente.
  • Escrita sinuosa (sinuosa), quando o prolongamento das hastes se cruza acima ou abaixo da zona média, reflecte Intuição, capacidade de compreensão e penetração psicológica.
  • Escrita contorcida (contorta), quando os eixos das letras se inclinam bruscamente para a direita e para a esquerda e os seus prolongamentos se cruzam junto da zona média ou mesmo dentro dela, é sinal de procura de objectividade, de necessidade de controlo imediato, de irritabilidade e de propensão para a mecânica.
  • Escrita titubeante (titubante), quando as letras se inclinam lentamente ou quando o “o” termina com um traço lento e impreciso, representa reflexão (por indecisão), reserva, insegurança, preocupação, timidez e dificuldade em tomar decisões.
  • Escrita hesitante (tentennante), quando duas ou três letras da mesma palavra variam de inclinação ou se observa uma separação nos traços de ligação entre letras, implica prudência, cautela, procura de objectividade, cautela e insegurança.
  • Escrita paralela (parallela), quando os eixos das letras são rigidamente paralelos, independentemente da inclinação, é própria dos sujeitos com precisão, ordem, precisão estreita, desadaptação, mas adaptação a tarefas repetitivas e esquematismo.

Moretti, homem de grande intuição e religioso, presenteou-nos com esta e tantas outras séries de sinais gráficos originais que ele ia descobrindo nos milhares de análises que fazia, incluindo a própria auto-análise, a fim de desvendar o íntimo do ser humano.

2 comentários:

Anónimo disse...

gostaria que vcs me ajudassem fazer uma rúbrica do meu nome pois ele é muito complido .e se possivel enviar o exemplo para o meu email.evanildes bras de frança oliveira muito obrigada.

Anónimo disse...

gostaria que vcs me ajudassem fazer uma rúbrica do meu nome pois ele é muito complido .e se possivel enviar o exemplo para o meu email.evanildes bras de frança oliveira muito obrigada.