NOVIDADES

02/02/24

A grafologia na Escola (2)


A velocidade da escrita

 

A velocidade é travada devido às múltiplas paragens, hesitações e retoques. Na  escrita do António aparecem sinais que apontam no sentido de retração e dificuldades nos contactos sociais, como alguns espaços largos entre as palavras, as linhas espaçadas e as letras apertadas. Os retoques podem ser sinal de compensação afetiva

 

Tendo em vista recolher amostras da velocidade da sua escrita para confirmar se era lenta ou rápida, realizei com ele individualmente um pequeno teste.

Escreveu o mais depressa possível, durante três minutos, a frase: As aulas estão quase a chegar ao fim.

O António realizou o teste repetindo sempre a frase inteira. Uma vez que é esquerdino, poderia ter optado por colocar em várias linhas, ao mesmo tempo, alguns conjuntos de palavras, o que lhe facilitaria a natural dificuldade de avanço para a direita.

Outro aluno esquerdino também testado, com dez anos de idade, escolheu aquela estratégia e conseguiu uma maior rapidez.

No início da folha pautada escreveu uma vez a referida frase para se familiarizar com as palavras e não precisar de olhar para o quadro e perder tempo. Disse-lhe que poderia utilizar o instrumento que desejasse: escolheu a esferográfica azul. Cronometrei três minutos.

O aluno colaborou e escreveu muito mais depressa do que costumava. Conseguiu fazer uma média de 89 letras por minuto. Média alta em relação à lentidão normal da sua escrita, mas baixa se a compararmos com outros alunos do 5º e 6º anos de escolaridade em que as médias sobem. Em duas turmas com alunos de 10/11 anos, a média de letras dos rapazes por minuto foram de 112 e das raparigas de 123. Em duas turmas de 11/12 anos os rapazes obtiveram 113 e as raparigas 117.

 

A escrita do António, apesar da baixa velocidade, apresenta-se muito mais regular do que anteriormente.  Notam-se retoques no f da penúltima palavra fim e no a inicial da  palavra aulas. As hastes dos tt continuam invertidas, com as barras colocadas completamente à esquerda. Os pontos dos ii apresentam-se ligeiramente mais avançados do que na sua escrita normal.

 

Afonso Henrique Maça Sousa


Sem comentários: