NOVIDADES

14/05/19

Escrita de uma adolescente de 12 anos



 Trata-se de um texto ditado, em que predomina a forma sobre o movimento. Com muito boa legibilidade, devido à clareza e organização do enunciado.    
As margens à esquerda e à direita são praticamente inexistentes, encontrando-se as palavras   bastante separadas umas das outras.
A direção horizontal da base das letras é facilitada pela existência das linhas materiais, bem espaçadas umas das outras.
Observando de modo simples e sucinto alguns pormenores deste texto manuscrito, despertam a atenção determinadas caraterísticas que costumam estar presentes na escrita dos adolescentes ou pelo menos nalguns períodos da fase da adolescência.
Destacam-se um traçado bem marcado, caligráfico, com as três zonas bem desenvolvidas, com movimentos levogiros, formas arcadas, falta de ligação dos carateres dentro das palavras, hastes côncavas para a esquerda, algumas pernas e hastes das letras em espiral, barras dos “tt” baixas e projetadas à esquerda.
A permanência maior parte destas caraterísticas num grau elevado pode ser a expressão da chamada inconsciente de atenção para a falta de socialização e de confiança, para a ocultação de sentimentos e de pensamentos, para a insegurança ou inibição, para uma menor capacidade de adaptação, para atitudes narcísicas ou, mesmo, para uma reivindicação passiva.
Estas caraterísticas vistas como pontos fracos, perdem grande parte da sua negatividade e por serem compensadas pela ocupação total da folha, pela ausência margens, pela boa organização e ótima legibilidade de todas as palavras e carateres, que expressam  simplicidade, equilíbrio e capacidade de superar os próprios fracassos. 

Afonso Sousa

Sem comentários: