NOVIDADES

14/04/11

Teste grafológico

A ciência grafológica possui um meio fidedigno para a descrição das caraterísticas essenciais da própria personalidade ou de outrem – o teste grafológico. Trata-se dum teste projetivo bastante similar a tantos outros aplicados, especialmente, no âmbito da Psicologia.


Como a personalidade humana é una, complexa e em constante evolução, não é de esperar a obtenção de dados factuais permanentes, mas a expressão de tendências individuais profundas.


Trata-se de mais um instrumento disponibilizado para o conhecimento das capacidades do indivíduo, em diversas áreas, nomeadamente, nos recursos humanos. Porém, se realizado por grafólogos experientes, poderá alcançar um grau de objetividade superior ao de outros testes psicológicos.


O documento escrito e a assinatura podem ser examinados na ausência do escrevente, e, se feitos com espontaneidade, contém material riquíssimo, constituído por minúsculos pontos, traços, letras, palavras e linhas. Todos estes gestos e a sua distribuição na página não aparecem realizados ao acaso, mas são resultantes de impulsos cerebrais que se propagam através de órgãos, músculos e nervos.


Uma página escrita é semelhante a um quadro dum pintor, cujo valor resulta da estrutura global. Cada traço individual não pode ser interpretado isoladamente, mas em harmonia com todos os outros. O mesmo sucede com a escrita. Torna-se impreterível dominar todos os elementos presentes, conhecer o ritmo interior da escrita e saber distinguir o essencial do acessório.


O teste grafológico, na versão on line, auto-teste, se for bem construído por um técnico informático e supervisionado por um perito em grafopsicologia, poderá fornecer um diagnóstico com alguma credibilidade. Para que esta se verifique, o teste deverá possuir uma quantidade razoável de parâmetros e questões pertinentes. Como complemento da análise, atendendo a que cada escrita é única e com os seus gestos-tipo, será conveniente consultar pessoalmente os autores do teste.

Atualmente, estou a elaborar um projeto de teste para colocar na internet à disposição dos cibernautas adultos. No momento oportuno, serão informados através deste blog.




3 comentários:

Anónimo disse...

Adorei este texto, é muito esclarecedor e me sanou as dúvidas sobre teste grafológico , recomendo sua leitura a todos os interessados no assunto.

Anónimo disse...

Adorei este texto, é muito esclarecedor e me sanou as dúvidas sobre teste grafológico , recomendo sua leitura a todos os interessados no assunto.

Anónimo disse...

Muito profundo o estudo da grafologia!!!