NOVIDADES

31/08/09

Paulo Sérgio de Camargo

Paulo Sérgio de Camargo, conceituado grafólogo brasileiro, investigador, professor no Centro de Psicologia Aplicada no Rio de Janeiro, vice-presidente da Sociedade Pan-Americana de Grafologia, colaborador em revistas e periódicos, membro da Sociedade Brasileira de Grafologia, professor do Colégio Binet de Buenos Aires, palestrante e orientador de cursos de Grafologia, é especialista em linguagem não verbal e Recursos Humanos, possuindo uma das maiores bibliotecas de grafologia da América do Sul.
Camargo está procurando fazer escola no Brasil, baseando-se especialmente na grafologia francesa, sem deixar de lado outras correntes grafológicas, como, por exemplo, a morettiana e a alemã.
É autor de diversos livros da especialidade, entre os quais se contam:
  • Grafologia Expressiva, onde analisa centenas de textos e as origens do método grafológico.
  • A Grafologia no Recrutamento e Selecção de Pessoal, o primeiro livro do género no Brasil.
  • Assinatura e Personalidade, onde mostra o perfil de muitas personalidades brasileiras e interpreta os oito géneros gráficos.
  • A Escrita Reflecte sua Personalidade, que abrange a história de grafologia e os vários géneros.
  • Psicodinâmica do Espaço na Grafologia, em que estuda a grafologia por meio da dinâmica do espaço.
  • Dicionário de traços na grafologia, onde apresenta os principais síndromes da grafologia.

No passado mês de Agosto foi entrevistado no programa televisivo de Ana Maria Braga, em que abordou diversos aspectos da grafologia e analisou algumas letras de personalidades públicas.
Recentemente está dinamizando o fórum grafonauta@yahoogrupos.com.br, seguido, com grande animação, especialmente por grafólogos (as) brasileiros (as), consultores de recursos humanos e psicólogos, onde se debatem ideias, trocam impressões, expõem dúvidas e divulgam iniciativas.

Junto o link para poder ver e ouvir a interessante e divertida entrevista.

http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1272399-10345,00.html

2 comentários:

Rafael Coelho disse...

Considerando a biografia do Senhor Professor Paulo Sérigio de Camargo, leva a inferir que se trata de um dos maiores vultos Brasileiros ou até do mundo no que concerne à Ciência Grafológica.
Creio que os debutantes nesta ciência deveriam debruçar-se sobre a sua bibliografia e os seus artigos que publica nas revistas e periódicos relacionados com a Grafologia.

Afonso disse...

Não digamos do mundo, porque há muitas outras personalidades de renome. Todavia devemos sentir-nos orgulhosos por termos uma personalidades destas a escrever em língua portuguesa.