NOVIDADES

03/06/09

Assinatura de Paulo Rangel

Paulo Artur dos Santos Castro de Campos Rangel, professor universitário e jurisconsulto, licenciado em direito, 41 anos, cabeça de lista pelo Partido Social Democrata às eleições para o Parlamento Europeu 2009, assina o cartaz publicitário onde está escrito Pelo interesse nacional eu assino por baixo.
O nome duma pessoa serve para distingui-la de outras. Em Portugal, normalmente, o nome é constituído por três ou quatro termos e Paulo Rangel tem oito, o que revela algum significado familiar.
Paulo Rangel assina, de modo bem legível, com o primeiro nome e com o último apelido. Outras três assinaturas, que pude verificar, feitas por ele, no Registo de Interesses da Assembleia da República, em 2005, são ilegíveis, todas diferentes, com mais ângulos e terminadas com um ponto. No cartaz, para os eleitores, Rangel tornou-se mais claro e sublinhou o apelido. Existe apenas um ângulo na primeira letra de Rangel. Predomina a ligação, apesar do P de Paulo estar bem separado. A inclinação é para a frente e num grau moderado. Apresenta bom espaço entre letras.
Paulo Rangel atribui igual importância à vida social e pessoal. Tem mais tendência para a síntese do que para a análise, não se perdendo com pormenores. Revela frontalidade, sem grande agressividade. Prefere uma certa distanciação, apesar da sua audácia e ambição.
Sincero e orgulhoso, prudente e desconfiado, tem desejo de reconhecimento e confiança em si próprio, sendo capaz de autocontrolar os seus próprios instintos.
Extroversão, generosidade e frontalidade são outros atributos que se juntam à sua grande ambição.
Observação
A comparação com outros textos e outras assinaturas, certamente, forneceria preciosos elementos para uma elaboração mais concreta e pormenorizada do perfil do candidato.
Porém, deixo aqui apenas um cheirinho algo generalizado da sua personalidade, mas com algumas conclusões interessantes.
Se a moda das assinaturas nos cartazes pegar, nestas ou nas próximas eleições, vou, com certeza, ter mais que fazer.

5 comentários:

Anónimo disse...

OLA PRIMO AFONSO. ENCONTRO O TEU BLOG MUITO INTERESSANTE.DIA PARA DIA PARA TE ENVIAR UM COMENTARIO
CALHOU HOJE.NAO SABIA QUAL ERA REALMENTE A TUA ESPECIALIDADE.
ASSIM DESTA FORMA COMPREENDO MELHOR
O QUE FAZES E AONDE PASSAS ALGUM TEMPO LIVRE NAO VERDADE.
UM ABRACO AMIGO GUILHERME

Anónimo disse...

É uma boa maneira de ocupar o tempo e de continuar a escrever.
Obrigado pelo comentário

Anónimo disse...

Muito obrigada pelo comentário.
Quando estive a iniciar o estudo de grafologia, o seu site também foi uma grande ajuda! :)

Cumprimentos,

Margarida

(Mundo Grafológico)

fefa disse...

oi boa tarde o meu nome é fernanda belgini de melo gostaria de saber alguns exemplos de rubrica do meu nome por favor envie no meu email é fernandabelginidemelo@gmail.com.

Anónimo disse...

oi meu nome e paulo rogerio e gostaria de uma opniao para uma rubrica