NOVIDADES

06/05/09

Assinatura de Vital Moreira


José Maria Martins Vital Moreira, casado, dois filhos, 64 anos, doutor em Ciências Jurídico-Políticas, candidato independente e cabeça de lista às eleições europeias de 2009 pelo Partido Socialista Português.
A assinatura apresentada está a autenticar o slogan Nós, Europeus, num cartaz da campanha do Partido Socialista Português. No mesmo cartaz constam a fotografia do candidato e dois apelidos.
A assinatura não aparece inocentemente no cartaz e, mais ainda, por se tratar dum candidato que conhece muito bem o valor social e jurídico das assinaturas.
Os grafólogos das diferentes escolas são unânimes em reconhecer que a assinatura revela a realidade íntima, a auto-imagem, o eu ideal e as aspirações pessoais. Ou seja é a fotografia do escrevente, como este gosta de se ver e como deseja que o vejam.
Entre os aspectos gráficos da assinatura de Vital Moreira observadas sobressaem grinaldas e hiper-ligação aneladas na zona média, o t buclado, ausência de angulosidades e dos seus nomes próprios, horizontal, ligeira inclinação para a direita, gladiolada, ilegibilidade, espaçada entre letras,letra inicial maiúscula curva, desligada e aparatosa, traço sobre o nome e traço final acerado.
Psicologicamente, estes aspectos denotam um discurso lógico, orgulho familiar, importância dos contactos humanos, reserva, independência, aceitação do papel social, maturidade, flexibilidade, conciliação, gentileza, diplomacia, altruísmo, savoir faire e astúcia.