NOVIDADES

25/02/09

Augusto Vels

Augusto Vels, pseudónimo de Alfonso Augusto Velasco Andrea (1917-2000), é considerado o decano dos grafólogos espanhóis. Estudioso, com grande rigor científico e sempre aberto a críticas e sugestões, Vels, colocou a Espanha, no âmbito da Grafologia, a nível de países como França, Itália e Alemanha.

Foi através de Matilde Ras que ele se iniciou nesta nova ciência, formando-se em Psicologia nas vertentes das Profundidades, da Caracterologia e do Psico-diagnóstico.

Augusto Vels deu um importante contributo à Grafologia, tendo criado o método da Grafoanálise que está a ser continuado pelo seu discípulo e amigo Francisco Viñals e por Maria Luz Poente. Este método é uma ferramenta útil para o diagnóstico de qualquer grafismo, onde uns conteúdos estão manifestos e outros, latentes.

Vels estabeleceu técnicas práticas apoiadas em bases científicas na selecção de pessoal, na psicologia clínica e na pedagogia.
Em 1943, foi professor de Caracterologia e Grafologia em diversos centros.
Em 1948, organizou um Curso de Grafologia na Universidade de Barcelona e participou em conferências e congressos e publicou artigos em revistas da especialidade.

Entre as dezenas de obras que escreveu, destacam-se:
A Linguagem da Escrita (1949), Escrita e Personalidade (1961), traduzida em várias línguas, A Selecção de Pessoal e o Problema Humano nas Empresas (1970), Dicionário de Grafologia (1972), Grafologia Estrutural e Dinâmica (1994) e Grafologia de A a Z (2000).

Vels afirmava que a grafologia tinha a vantagem de nos dar uma imagem fiel do sujeito, realizada por ele mesmo e sem as inibições próprias doutros testes psicotécnicos.

Em 1980, ajudou a fundar a Asociación Profisional de Grafólogos que mais tarde abandonou, devido ao rumo ocultista que ela tomara, quando Rosa Botey era directora. Mais tarde, juntamente com outros grafólogos, fundou a actual Agrupación de Grafoanalistas Consultivos de España.

Em 1997, foi nomeado professor honorário do Programa de Perito Calígrafo Judicial de Peritagem Grafopsicológica, da Escola de Pós-graduação da Universidade Autónoma de Barcelona.

Durante uma sessão de homenagem que lhe foi prestada pela AGC, Augusto Vels referiu que nunca se conformou com uma Grafologia como arte divinatória e afirmou que se podem tirar conclusões sobre as atitudes e carácter através da análise da escrita. A sua especialidade, durante mais de 50 anos, foi a selecção e formação de pessoal em empresas.