Utilizando, exclusivamente, um método grafométrico não se daria conta das alterações gráficas próprias da idade do desenvolvimento (em processo de evolução motora, neurológica, emocional e mental), de possuidores de certas patologias (Parkinson, neuroses, embriaguez, toxicodependência) ou de pessoas em idade avançada (alteração motora, falta de visão).
Algumas variações de forma, inclinação, tamanho ou velocidade ocorrem com frequência e não só não anulam a autenticidade do acto individual da escrita, mas reforçam-na, porque não mexem nas características intrínsecas ou essenciais da personalidade do escrevente.
A titulo se exemplo, vejamos os ovais do extracto acima:
O o da palavra ano é mais largo que os outros e o traço ascendente é um pouco tremido;
O o de passou é estreito, alto e parece apoiado nos traços de ligação;
O o de cheio está aberto no topo e o traço ascendente é aproveitado para colocar a pinta do i;
O o de altos apresenta-se côncavo à esquerda;
O o de baixos está desligado do x e com laço na parte inferior para facilitar a ligação ao s;
No o de balanço, no final do traço ascendente, deixou uma abertura no cimo e, em movimento aéreo descendente, foi traçada a cedilha;
O o de nós está bastante aberto em cima, parecendo transformar a letra n em m;
O o de quisermos está separado do m, é muito estreito e fechado;
O o de bons está totalmente isolado, fechado em cima à esquerda;
Os três aa da 1ª linha estão feitos em decrescendo e o 3º reduz-se, praticamente, a dois traços sobrepostos.
Apesar de todas estas variantes, existem parâmetros constantes: o movimento processa-se no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, os espaços entre os ovais e as letras precedentes são semelhantes, a velocidade da escrita normal, as diferenças de pressão entre perfis e plenos são acentuadas, os oo apresentam-se ligeiramente inclinados para a direita e quase todos fecham à esquerda.
Os aa iniciam-se por um movimento ascendente, com uma perninha de ligação à letra seguinte.
As hastes são estreitas, os ss são arredondados na parte superior (o modelo é angulares) e os traços finais, curtos.
Após este breve ensaio, podemos concluir que diferenças de forma e de tamanho não levantam problemas de autenticidade, mas podem ser antes, como neste caso, produto singular duma personalidade harmoniosa, activa, criativa e emotiva.
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